FOTOS - EVENTOS Instituto Samaritano de Ensino - Educação Infantil

Ciclos - Educação Infantil

“Educar a mente sem mudar o coração não é educação” (Aristóteles)

 

 

DIRETOR: Prof. Adriano José Dias

 

 COORDENADORA: Kelly Miguel

 

A Educação Infantil é a etapa inicial da Educação básica e essencial para a construção da identidade e da subjetividade da criança.

Nas atividades, buscamos propor situações com experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Assim, os projetos englobam atividades que contemplem noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.


 MATRIZ CURRICULAR  DE AULAS DIVERSIFICADAS:


G2 – 1 aula semanal de: Música, Ensino Religioso e Educação Física – com professores especialistas.

G3 - 1 aula semanal de: Música, Ensino Religioso e Educação Física, Robótica e Inglês – com professores especialistas.

G4 - 1 aula semanal de: Música, Ensino Religioso e Educação Física, Robótica e Inglês – com professores especialistas.

G5 - 1 aula semanal de: Música, Ensino Religioso e Educação Física, Robótica e Inglês – com professores especialistas.

Ao propor atividades contextualizadas para cada faixa etária da Educação Infantil, o Sistema de Ensino Positivo, proporciona momentos de aprendizagens significativas e interações com professores e alunos que enriquece o fazer na sala de aula. O saber ganha sabor ao vivenciar práticas significativas. Todo o embasamento do material é sustentado pelos documentos oficiais e teóricos influentes na área de pesquisa e estudos do desenvolvimento infantil.

Nosso material didático é composto por:

MATERIAL: EDITORA POSITIVO Apostilas e Portal Positivo e ROBÓTICA

G2 – 2 apostilas anuais/agenda escolar do Positivo;

G3 – 6 apostilas, sendo 3 para cada semestre + apostila anual de Inglês e agenda escolar do ISE;

G4 – 6 apostilas, sendo 3 por semestre+ apostila anual de Inglês e agenda escolar do ISE;

G5 – 6 apostilas, sendo 3 por semestre + apostila anual de Inglês e agenda escolar do ISE.

 HORÁRIO DAS AULAS: Caso a família precise pode deixar a criança a partir das 12h e neste horário temos 3 monitoras que ficam com elas até a chegada das professoras – 12h50.

12h50 – Início das atividades- Entrada com música e Oração, monitoradas pelo diretor pedagógico.

13h – Início das atividades diárias.

17h15 – Saída: Abre os portões e os pais pegam as crianças na sala de aula. A partir das 17h30 os professores deixam as crianças no pátio interno sob a supervisão de 2 monitoras e 2 inspetoras, e a partir das 18h as crianças ficam até às 18h30 com uma auxiliar de sala.

LANCHE: Os alunos trazem de casa, pedimos que evitem salgadinhos e refrigerantes, deixando apenas para 1 dia da semana, geralmente na sexta. Balas e guloseimas na sexta, porém na quantidade do grupo. É combinado o dia da fruta em cada turma, os alunos devem trazer uma fruta para compartilhar na bandeja, já pronta para comerem (lavada e picada). No G2, diariamente acontece o momento da fruta. Caso a família precise, há a cantina onde podem comprar os lanches e os funcionários da cantina, se responsabilizam de entregar o pedido no horário de lanche das crianças – 15h (as crianças não tem acesso à cantina).

Na turma do G2 é permitido que a criança traga mamadeira (leite em pó e/ou leite normal), que é oferecido na “hora do soninho”. As crianças deste grupo dormem diariamente por volta de 40m.

PARQUE E ÁREA EXTERNA – Diariamente as crianças saem para brincar e desenvolver atividades pedagógicas na área externa, assim distribuídos: 2 vezes por semana no Parque de Pneus, duas vezes no Parque de Brinquedo e 1 vez em algum espaço externo.

COZINHA PEDAGÓGICA/HORTA – Espaço utilizado por todos os alunos da Educação Infantil sob a supervisão dos professores. Periodicamente e conforme a necessidade do grupo, bem como dos projetos, esses espaços são utilizados para enriquecer e colocar em prática o que se é aprendido em sala de aula.

PROJETO DE LEITURA -Os livros são portas para o conhecimento! E como outros hábitos, o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde cedo. Assim, diariamente, as professoras apresentam uma história de um livro para a turma.

Além desse momento diário, semanalmente, dois grandes momentos de literatura são muito esperados pelas crianças: Contação de história na Biblioteca e a “Ciranda do livro”.

A parceria entre e escola e família é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Momentos de trocas e reflexão sobre o desenvolvimento do filho amplia o conhecimento tanto da escola como da família, permitindo intervenções pertinentes e acertadas nos dois ambientes.

 Destacamos a importância da reunião individual, em que o aluno é apresentado diretamente à família, que poderá saber, com mais profundidade e detalhes, sobre o cotidiano de aprendizagens do filho na escola.


Conheça nosso material didático acessando o link abaixo:


MATERIAL DIDÁTICO EDUCAÇÃO INFANTIL


Fotos - J ROCHA fotografias