CICLOS Instituto Samaritano de Ensino - Ensino Findamental

Ciclos - Ensino Fundamental I e II

ENSINO FUNDAMENTAL



O Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) do Instituto Samaritano de Ensino apresenta uma sólida proposta pedagógica com soluções educacionais integradas. Em uma abordagem Socionteracionista articula inovação tecnológica e leva em conta o respeito às potencialidades tanto dos alunos como dos professores.

Os valores para a vida são enfatizados durante todo o caminhar pedagógico, pois nesta etapa o compor e recompor preparam os educandos para encontrar soluções aos desafios.

A postura atenta aos diferentes modos de aprender levando em conta os diferentes saberes dos educandos permite ao professor fazer intervenções pedagógicas garantindo avanços qualitativos na apropriação do conhecimento.

No dia-a-dia escolar, professores, pais e os demais envolvidos interagem no processo pedagógico contribuindo significativamente na formação dos educandos, buscando educar com ética, solidariedade, dedicação, responsabilidade e a afetividade.

O Ensino Fundamental II (6º ao 9ºano) tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental I, possibilitando e assegurando ao aluno o desenvolvimento da capacidade de aprender significativamente, priorizando as habilidades sociais, cognitivas, operativas e pessoais, fortalecendo os vínculos familiares, o crescimento da autonomia, a responsabilidade social e os laços de solidariedade.

Neste ciclo intermediário da Educação Básica o aluno começa a desenvolver confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas e éticas. No convívio coletivo e nas inter-relações pessoais e sociais, ele se prepara para o efetivo exercício da cidadania. Neste aspecto, o Instituto Samaritano de Ensino, desenvolve além dos conhecimentos teóricos com apoio do Material Didático Positivo impresso e digital, aulas interdisciplinares envolvendo a saúde, hábitos saudáveis, cuidados com o próprio corpo e de uma vida com responsabilidade coletiva. Nestas aulas trabalhamos também como mediar conflitos, tomar decisões, enfim atitudes para a formação de um cidadão ativamente responsável.

Fotos - J ROCHA fotografias