A REINVENÇÃO DE UMA ESCOLA EM TEMPOS DE PANDEMIA

O ENSINO REMOTO NO INSTITUTO SAMARITANO DE ENSINO

 Pela necessidade de distanciamento social o Samaritano adotou estratégias de ensino não presencial para garantir a continuidade das atividades curriculares. O Ensino Remoto com transmissão de aulas ao vivo direto do ambiente escolar foi pensado pela equipe pedagógica com o objetivo de proporcionar maior interação entre professor e aluno, semelhante ao que acontecia numa sala de aula presencial, além de garantir ao estudante aquela sensação de pertencimento a um grupo. 

A equipe pedagógica tem sido incansável no esforço de criar aulas interativas utilizando diferentes recursos virtuais, promovendo assim, o cumprimento do currículo de maneira criativa e envolvente.

PLATAFORMAS

Para atender os alunos participantes das aulas remotas em caráter imediato, o Samaritano optou pela parceria com o Google através do G SUITE ENTERPRISE FOR EDUCATION, uma plataforma completa e intuitiva que visa trazer aos alunos e professores experiências próximas das obtidas em sala de aula, com o benefício das diversas ferramentas que a tecnologia proporciona em prol do aprendizado. Cada aluno recebe um e-mail institucional para ter acesso a plataforma digital e as aulas remotas.

Como plataforma de conteúdos a escola faz uso do Google Classroom, um ambiente virtual onde são feitas as postagens e entrega de materiais, aulas gravadas e atividades. O Classroom permite a anexação de links e arquivos relevantes. Os alunos podem visualizar os conteúdos e tarefas da sala de aula e podem anexar os trabalhos que desejam enviar ao professor.

Para a ministração das aulas remotas a escola decidiu-se pelo uso do Google Meet, um serviço de comunicação por vídeo no qual todos alunos podem interagir com os professores e colegas de turma instantaneamente. Esse serviço também permite a gravação das aulas, assim o aluno pode revê-las quantas vezes achar necessário.

As atividades avaliativas são realizdas no Google Forms, uma ferramenta que permite a elaboração de provas com questões dissertativas e de múltipla escolha. Ao final de todo processo o professor tem acesso a gráficos que permitem avaliar o rendimento individual e da turma.

Visto que os alunos estão num  processo de aprendizagem, é comum que apareça dúvidas no momento dos estudos. Como ferramenta para facilitar o acesso do aluno ao professor para sanar dúvidas é utilizado o WhatsApp. Os professores respondem aos alunos em horários pré-determinados pela coordenação.

ESTRUTURA E QUESTÕES TÉCNICAS

Um elevado investimento foi realizado para equipar 11 salas de aula e 2 novos estúdios de gravação. Foram adquiridos novos notebooks, aparelhos celulares, microfones, sistemas de refletores, tripés, mesas digitalizadoras e câmeras. Também contratamos um novo técnico de informática, totalizando 5 profissionais na área, possibilitando todo o suporte necessário ao professor dentro da sala de aula e aos alunos em domicílio. O Samaritano tomou todas as providências necessárias para garantir alta velocidade de internet e estabilidade de conexão, expandindo o serviço com o provedor e fazendo a implantação de fibra óptica em todas as salas de ensino remoto.

TREINAMENTOS

Os professores receberam treinamentos online para utilizar as plataformas digitais. Puderam conhecer o funcionamento, as características, os alcances e limites de cada plataforma. Também houve a capacitação da equipe técnica para poderem administrar o ambiente virtual e solucionar possíveis  problemas técnicos no decorrer das aulas remotas.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Direção pedagógica, coordenadores e corpo docente fizeram um mapeamento geral e comparativo do que foi planejado e do que foi trabalhado até o mês de março. A partir daí a equipe pedagógica desenvolveu um plano de trabalho para o período de aulas e atividades remotas. Esse plano compreende:

EDUCAÇÃO INFANTIL

Transmissão de aulas ao vivo direto do ambiente escolar possibilitando maior interação entre professor e aluno.

Vídeos gravados pelos professores com sugestões de atividades lúdicas que servem de estímulo à curiosidade em aprender e conhecer, garantindo os direitos fundamentais de conviver (virtualmente), brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, baseados na Base Nacional Comum Curricular.

A avaliação na Educação Infantil durante o Ensino Remoto prioriza o processo pelo qual o aluno desenvolve sua prática educacional. Registros e observações serão feitos pelos professores com base na participação dos alunos nas atividades propostas.

ENSINO FUNDAMENTAL I

As aulas on-line contemplam os conteúdos e temas relacionados ao currículo mediante o compartilhamento de telas virtuais e realização das atividades propostas. Acontecem reuniões periódicas com a direção, coordenação e equipe pedagógica para troca de informações acerca do desenvolvimento do trabalho virtual e desempenho dos alunos.

As gravações das aulas on-line são disponibilizadas no Classroom para os alunos e famílias que, eventualmente, não conseguem acompanhar as transmissões ao vivo. Para manter a rotina de aulas, atividades e estudos dos alunos, foi elaborado um programa de avaliações, de acordo com a realidade do ensino remoto.

As aulas ministradas em modelo remoto estarão em consonância com o conteúdo programático bimestral conforme explícito nas páginas iniciais do material didático do aluno.

ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO

As aulas contemplam conteúdos e temas relacionados ao currículo mediante o compartilhamento de telas virtuais e realização das atividades propostas. Foi instituído, pela coordenação pedagógica, um canal de comunicação permanente de orientações aos pais e alunos.

São disponibilizados no Classroom os conteúdos e gravações das aulas para as famílias e alunos que, eventualmente, não conseguem acompanhar as transmissões ao vivo.

Para manter a rotina de aulas, atividades e estudos dos alunos, foi elaborado um programa de avaliações, de acordo com a realidade desse segmento.

As avaliações acontecem por meio do Google Forms na plataforma do Classroom, de acordo com as datas, horários e orientações postadas pela coordenação pedagógica.

As aulas ministradas em modelo remoto estarão em consonância com o conteúdo programático bimestral de cada segmento, conforme explícito nas páginas iniciais do material didático do aluno.

TRANSMISSÃO DAS AULAS AO VIVO

A transmissão das aulas ao vivo através do Meet permite a manutenção da rotina de estudos. Durante as aulas o aluno pode tirar as suas dúvidas interagindo com o professor por meio do microfone, compartilhamento de tela e chat. Essas aulas são gravadas e ficam armazenadas no Google Drive e até em 48 horas são postadas na plataforma do Classroom podendo ser revistas a qualquer momento e quantas vezes for necessário para que o conteúdo seja realmente assimilado. Tudo isso mantém a importância da escola como um espaço de interação, mesmo que isso aconteça de forma virtual.

APOIO EMOCIONAL

A escola está atenta às mudanças comportamentais e relacionais advindas do período de confinamento e coloca à disposição das famílias sua equipe de psicólogos para orientá-los e ajudá-los a lidar com os desafios desse tempo. Através do Projeto Acolher o Samaritano oferece suporte psicológico, emocional, familiar e espiritual às famílias que precisam de auxílio nesse período de Ensino Remoto.

FORMAÇÃO CONTINUADA: EDUCAÇÃO 4.0 E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Os professores do Instituto Samaritano estão em constante formação continuada com a Profa. Dra. Priscila Alvarenga Cardoso, docente e coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia e subchefe do Departamento de Ciências Humanas na Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Unidade Frutal.

O intuito dessa formação é contribuir com os professores ajudando-os a construir conhecimentos específicos para atuar nessa fase de pandemia e pós- pandemia e, assim, lidar com os diversos desafios impostos por essa nova educação.

CUIDADOS DE HIGIENE

Foram tomados todos os cuidados de higiene com base nas recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, Conselho Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação a fim de garantir segurança a todos os colaboradores no ambiente escolar. Entre estes cuidados estão:

RECONHECIMENTO DOS PAIS

O Samaritano está preparado para qualquer excepcionalidade na Educação em 2021. Acesse o site abaixo e conheça o nosso Plano de Ação para o próximo ano letivo.

Open chat