Etapa 1
A Etapa I (G1 ao 2ºano Fundamental) é a fase inicial da Educação Básica e essencial para construção da identidade
e da subjetividade da criança.
Nas atividades, buscamos propor situações com experiências fundamentais, para que a criança aprenda e se desenvolva. Assim, os projetos englobam atividades que contemplem noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem às crianças. O conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.
Kelly Pádua Miguel
Coordenadora pedagógica

Matriz curricular de aulas diversificadas

Educação Musical
A prática da educação musical na infância traz diversos benefícios, pois contempla os chamados campos de experiências apresentados pela BNCC, além de promover o desenvolvimento do controle da atenção, da memória, da orientação espacial e sequencial, do controle motor e do pensamento criativo, o que, mais uma vez, ressalta a seriedade da música como ciência e ferramenta educacional ainda na educação infantil. Dessa forma, esse rico conteúdo é componente indispensável em nossa escola. A linguagem musical está presente nas atividades de expressão corporal, rítmicos, jogos, brinquedos e roda cantadas, em que se desenvolve na criança a linguagem corporal, numa organização temporal, espacial e energética.
Nessa fase, a criança muito se expressa através do corpo, sendo assim, cantando e dançando, ela é seu próprio instrumento. Portanto uma educação musical de qualidade, contribui de maneira significativa para que a criança possa se desenvolver de maneira plena como ser humano, fortalecendo e unindo a relação entre corpo, mente e alma, contribuindo para que se torne no futuro um adulto mais saudável.
Educação Física
O trabalho da Educação Física promove vivências significativas através de propostas com intencionalidade educativa, atividades lúdicas, brincadeiras e jogos, propõe ainda desafios que exercitem as capacidades emocionais, sociais, físicas, motoras e cognitivas das crianças, fazendo exploração, experimentação e descobertas.
Trabalhando com a imaginação e a fantasia por meios de desafios corporais, afetivos e motores de maneira conjunta, a Educação Física busca potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento integral das crianças.


Inglês
A proposta do trabalho com a língua estrangeira na Educação Infantil é de proporcionar uma aproximação com a língua e oferecer um rico vocabulário para as crianças, além de promover o desenvolvimento integral, uma vez que várias habilidades, dentre elas escuta e fala, estão sendo mobilizadas.
Através de músicas, brincadeiras e desafios, as aulas são planejadas, pensando na participação de todas as crianças de modo ativo e na sua interação com o professor e seus pares.
Ensino religioso
Apoiada nos princípios cristãos e visando oferecer momentos de reflexão sobre valores e dignidade humana, de modo que os alunos possam aprender a ter compaixão e espírito humanitário, a disciplina de Ensino Religioso propõe diversas oportunidades de vivenciar situações que os levem a desenvolver relações saudáveis, desenvolvendo assim, em nossos pequenos, valores como respeito, sinceridade, cooperação, amor ao próximo, paz, perdão convivência, colaboração, honestidade, responsabilidade, solidariedade, humildade, preservação ao meio ambiente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida na escola, família e comunidade.
Nas aulas de Ensino Religioso as crianças sempre têm a oportunidade de expor seus pensamentos, medos, inseguranças e também suas conquistas. As crianças são estimuladas a conviverem com os diferentes com respeito e carinho e a preservar o meio ambiente que Deus criou.
São utilizados recursos como contação de história utilizando fantoches, livros, histórias cantadas, músicas e vídeos com conteúdo cristão educativo. As crianças também desenvolvem atividades sensoriais e artísticas, individuais e coletivas através das quais podem expressar seus sentimentos.


Ao propor atividades contextualizadas para cada faixa etária da Educação Infantil, o Sistema de Ensino Positivo proporciona momentos de aprendizagem significativa e interações com professores e alunos que enriquecem o fazer na sala de aula.

O saber ganha sabor ao vivenciar práticas expressivas. Todo embasamento do material é sustentado pelos documentos oficiais e teóricos influentes na área de pesquisa e estudos do desenvolvimento infantil.
Materiais didáticos e plataformas digitais
Apostilas Editora Positivo
O Positivo propõe atividades com situações significativas para a criança. Cada proposta é permeada de boas oportunidades de aprendizagem por meio de brincadeiras e assuntos de interesses infantis que estão de acordo com os campos de experiências apresentadas pela BNCC. O trabalho com histórias transpassa a ação didática através de sequência de atividades a partir de contos clássicos, que convidam cada criança a mergulhar no universo literário e explorar a imaginação e criatividade, além de desenvolver a base das habilidades necessárias para a alfabetização.
Além dos jogos clássicos como memória, quebra-cabeça, bingo, dominó, trilhas de números e de letras, jogos diferentes e desafiadores também compõem os livros da sequência didática do Positivo, proporcionando momentos de investigação, descobertas e partilhas a cada página da apostila.

.png)
Positivo On
Além de nossos alunos poderem contar com um rico material didático, eles também têm acesso a um amplo espaço virtual, o Positivo On. Nele é possível acessar os livros de forma digital, realizar jogos e atividades educativas, acessar vídeos e músicas que complementam o aprendizado da sala e ter acesso a diversas histórias, tudo de forma lúdica e prazerosa.
IP Control
Através de uma metodologia exclusiva totalmente desenvolvida internamente na Ip Control, nos apresentamos como a pioneira em uma genuína educação tecnológica 4.0 no cenário nacional. A IP Control oferece em todas as suas unidades laboratórios modernos, equipamentos atualizados de acordo com a demanda mundial em educação tecnológica dentro de um ambiente acolhedor, saudável, propicio para a construção do conhecimento sem afastar as questões relacionais do processo.


Classroom
Nossa escola é parceira conveniada com o Google através do G Suite Enterprise For Education. Nessa plataforma, os alunos desfrutam de um amplo e intuitivo espaço virtual. Com o Google Classroom, professores e alunos aproveitam de uma ferramenta que vai além do espaço físico da sala de aula. Através desse ambiente virtual, é feita a postagem de materiais, atividades e vídeos que reforçam e complementam o processo de aprendizagem da criança.
Horário das aulas
13h - Início das atividades diárias.
17h15 - Saída - Abertura dos portões para que os pais busquem as crianças na sala de aula. A partir das 17h30, as crianças permanecerão no pátio interno sob a supervisão de duas monitoras e duas inspetoras. Das 18h às 18h30, uma monitora supervisiona o restante das crianças.
Lanche
Os alunos trazem o lanche de casa. Pedimos que evitem salgadinhos e refrigerantes, reservados a um dia na semana, geralmente às sextas-feiras. Balas e guloseimas somente às sextas-feiras, sempre quantidade adequada à turma.
É combinado o dia da fruta em cada turma, os alunos devem trazer uma fruta já higienizada e picada para compartilhar na bandeja.
Caso a família precise, há a cantina para compra de lanches. Nesse caso, os funcionários da cantina se responsabilizam da entrega do pedido no horário de lanche das crianças às 15h. (as crianças não tem acesso à cantina).
Na turma do G1 e G2 é permitido que a criança traga mamadeira (leite em pó e/ou leite normal), que é oferecido na ''hora do soninho'', momento em que as crianças dormem por cerca de 40 minutos.
Nas turmas do 1° e 2° ano do Ensino Fundamental as crianças tomam o lanche no espaço da cantina monitoradas por uma equipe de inspetores.
Atividades Externas
Diariamente as crianças saem para brincar e desenvolver atividades pedagógicas na área externa, assim distribuídos: duas vezes por semana no Parque de Pneus, duas vezes no Parque de Brinquedos e uma vez em algum espaço externo (pátio da cantina, pátio interno ou pátio superior).
Os alunos dispõe da Cozinha Pedagógica, um espaço utilizado por todos os alunos da Educação Infantil, sob a supervisão dos professores. Periodicamente e conforme a necessidade do grupo, bem como dos projetos, esses espaços são utilizados para enriquecer e colocar em prática o que se é aprendido em sala de aula.
Os livros são portas para o conhecimento e, como outros hábitos, o gosto pela leitura deve ser desenvolvimento desde cedo. Assim, diariamente, as professoras apresentam uma história para a turma. Além desse momento, semanalmente, há a "Contação de História na biblioteca" e a "Ciranda do livro".
A parceria entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Momentos de trocas e reflexão sobre o desenvolvimento do filho amplia o conhecimento tanto da escola como da família, permitindo intervenções pertinentes e acertadas nos dois ambientes. Destacamos a importância da reunião individual, em que o aluno é apresentado diretamente à família, que poderá saber, com mais profundidade e detalhes, sobre o cotidiano de aprendizagem do filho na escola.
